Atividades

Saiba mais sobre as etapas de atividades desenvolvidas pelo projeto ICV Global na promoção da internacionalização de MPE brasileiras com diferenciais de inovação e sustentabilidade em seus produtos e serviços 20/07/2016
COMPARTILHE

O projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) inicia sua agenda de trabalho com um processo seletivo para micros e pequenas empresas interessadas em potencializar seu desempenho no mercado internacional. As empresas inscritas são avaliadas de acordo com suas práticas, produtos e/ou serviços com base em critérios de inovação e sustentabilidade. As selecionadas participam de uma formação intensiva em sustentabilidade visando fortalecimento dos seus negócios e desenvolvimento de atributos necessários para o posicionamento estratégico e diferenciado junto a mercados importadores de produtos da marca Brasil. Além dos espaços de formação, o projeto propicia oportunidades de aproximação com potenciais compradores e investidores internacionais. 


Conheça as etapas do Projeto:

Mentoring

Aceleração de Impacto

Engajamento de Empresas-Âncora

Aproximação dos potenciais compradores internacionais priorizados pela Apex-Brasil

Viagem internacional (promoção comercial)

 

Confira o vídeo com a descrição das etapas referentes ao ciclo 1 do projeto:

 

Mentoring
 
O conceito de mentoring empregado no contexto desse projeto busca a parceria entre empresas, seus empreendedores e a academia para criar e cultivar uma rede de trabalho para aprendizagem e desenvolvimento em práticas de negócios orientadas pela sustentabilidade.Nessa etapa do projeto, a orientação técnica oferecida pelo GVces se dá por meio de oficinas de coformação para as empresas e seus empreendedores tomarem contato com o tema da sustentabilidade, evidenciando as oportunidades de criação de valor e de perenidade dos negócios que seus princípios e diretrizes trazem. Ademais, as oficinas trabalham para posicionar os produtos e serviços oferecidos pelas empresas selecionadas, para que estes possam deixar evidente que conseguem atender as exigências e expectativas do comprador internacional.Para tanto, os conteúdos que perpassarão toda a etapa de mentoring, devem:
 
  • Reforçar a proposta de valor do negócio, explicitando como as soluções oferecidas se relacionam com os desafios da sustentabilidade
  • Fortalecer os atributos de sustentabilidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas brasileiras
  • Aprimorar os argumentos de venda dos produtos e serviços no mercado internacional sob a ótica da sustentabilidade como um diferencial competitivo
  • Instrumentalizar para um comportamento empresarial orientado pela sustentabilidade

Aceleração de impacto
 
A aceleração de impacto consiste em uma plataforma de aconselhamento, frequentemente parecida com as práticas de consultoria tradicionais, mas ajustada para atender pequenas e médias organizações visando seu desenvolvimento mais intenso. A etapa busca preparar as micros e pequenas empresas selecionadas precisam estar preparadas para enfrentar os mercados internacionais com seus produtos e serviços com atributos de sustentabilidade incorporados e com alto valor agregado. Após essa etapa, elas estarão prontas para a Promoção Comercial com a Apex-Brasil. Os momentos-chave das oficinas contam com:
 
  • Diálogo entre fundadores das empresas selecionadas;
  • Acompanhamento individualizado dos planos de ação das empresas com foco em internacionalização;
  • Encontros presenciais com mentores, investidores e compradores para inspirar decisões estratégicas.

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre as atividades do segundo ciclo do Projeto (2016-2017)

 

Clique aqui para saber mais sobre as atividades desenvolvidas durante as etapas de mentoring e aceleração de impacto do ciclo 2 de ICV Global 

 
 

Engajamento de Empresas-Âncora


Paralelo às etapas de formação com as micros e pequenas empresas selecionadas via chamada de casos, o projeto ainda conta com o envolvimento de 2 (duas) empresas-âncora para o engajamento destas organizações no processo de coformação em sustentabilidade das empresas presentes em sua cadeia de valor. O objetivo desta etapa é contribuir para a consolidação das empresas-âncora em mercados internacionais e possibilitar posicioná-las como indutora de práticas sustentáveis em cadeias de valor. As atividades propostas na etapa buscam:
 
  • Fortalecer a atuação das empresas-âncora como indutoras de práticas sustentáveis em cadeias de valor;
  • Contribuir para a internacionalização das empresas-âncora com base na sustentabilidade de suas cadeias;
  • Induzir a incorporação da sustentabilidade nas estratégias de operação de empresas presentes nas cadeias de valor das empresas-âncora;
  • Oferecer subsídios para internacionalização de empresas presentes nas cadeias de valor das empresas-âncora.
  • Aproximação dos potenciais compradores internacionais priorizados pela Apex-Brasil

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre as atividades do segundo ciclo do Projeto (2016-2017):

 

Clique aqui para saber mais sobre as atividades desenvolvidas durante a etapa de engajamento de empresas âncora do ciclo 2 de ICV Global 

 

Aproximação dos potenciais compradores internacionais priorizados pela Apex-Brasil
 
A Apex-Brasil e o GVces  promovem o evento intitulado Projeto Comprador  Brazilian Sustainable Solutions (BSS) para possibilitar o encontro dos representantes das  pequenas empresas e parceiras das âncoras participantes do projeto com tradings e potenciais compradores internacionais, visando estimular possíveis parcerias comerciais no formato de rodadas de negócios.   
 
 
 
Viagem internacional (promoção comercial)  
Como forma de complementar a atuação do projeto em aproximar empresas de potenciais compradores e de prepará-las para a internacionalização, as equipes GVces e Apex-Brasil preparam e executam missões comerciais para prospecção de mercados-alvo comum às empresas participantes. A principal justificativa para essa ação consiste na possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre as características, práticas, exigências e oportunidades em um mercado que valoriza e demanda produtos, serviços e soluções possuidores de atributos de sustentabilidade.