Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global)

28/02/2014
COMPARTILHE

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (GVces) lançou em novembro de 2013 o projeto “Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor”, que visa criar um novo modelo de exportação da marca Brasil como país inovador, competitivo e sustentável.

Website da ApexBrasil destacando os focos de ação da agência

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)  referentes à 2013,  apesar das micros e pequenas empresas representarem 44,3%  do universo de empresas exportadoras, o valor dessas exportações compõe apenas 0,9% do total. Muitas vezes esse cenário se apresenta, segundo especialistas, pela ausência de conhecimento do mercado consumidor de outros países, bem como da logística de armazenagem, de distribuição e assistência técnica dos produtos em paragens além-mar.

A Apex-Brasil busca incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial e a estrutura de setores produtivos brasileiros. As orientações oferecidas às empresas pela Apex-Brasil apontam para a oferta de produtos e serviços que “sejam reconhecidos pelo alto grau de inovação, design diferenciado” e produzidos de maneira sustentável.

Diante disso, o presente projeto tem por objetivo contribuir para a internacionalização de pequenas empresas e cadeias de valor através do fortalecimento dos seus atributos de inovação e sustentabilidade.

No âmbito do GVces, o projeto ICV Global está inscrito no programa Inovação na Criação de Valor que busca promover a inovação em modelos de negócios, estratégias, relacionamentos e práticas empresarias, em sintonia com o desenvolvimento sustentável. Saiba mais