Processo seletivo

28/02/2014
COMPARTILHE

PROCESSO SELETIVO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Em seu ciclo inaugural, o projeto ICV Global contou com a participação de 58 micro, pequenas e médias empresas em sua chamada pública de casos. A seleção dessas empresas envolveu com três etapas, descritas abaixo:

- Pré-seleção das empresas inscritas: realizada pela equipe do GVces para verificação de atendimento aos critérios de elegibilidade propostos no edital de seleção.

Nessa etapa foram selecionadas 17 empresas;

- Seleção das empresas: realizada por um Comitê de Avaliação composto por 6 especialistas nos temas de sustentabilidade, inovação e internacionalização. Para mais detalhes sobre os especialistas que compuseram o comitê, clique aqui.

Nessa etapa foram selecionadas 12 empresas;

- Visitas in loco às empresas selecionadas: realizadas pelas equipes do GVces e Apex-Brasil para compreensão da realidade de cada empresa, visando obter maior conhecimento de processos e produção, bem como possíveis requisitos de sustentabilidade aplicáveis aos 12 casos.


CRITÉRIOS PARA ELEGIBILIDADE DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

1. Ser uma micro, pequena ou média empresa, com base nos critérios de classificação utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC):

Porte

Indústria

Serviço

Micro Empresa

Até 10 empregados

Até 5 empregados

Pequena Empresa

De 11 a 40 empregados

De 6 a 30 empregados

Média Empresa

De 41 a 200 empregados

De 31 a 80 empregados


2. Ser uma empresa que exporta ou está em processo de internacionalização:

Grau de internacionalização

Características

Iniciante

Começou a definir mercados e desenvolver competências gerenciais para iniciar exportação; Começou a exportar há pelo menos 18 meses

Intermediária e Experiente

Exportou continuamente nos últimos 3 anos pelo menos, mas não possui base no exterior


CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DA EMPRESA

Os casos que atenderem aos critérios de elegibilidade serão submetidos a uma avaliação de acordo com os critérios a seguir, para os quais será utilizada uma escala fechada de pontuação (de um a quatro, considerando um a pontuação mais baixa e quatro a mais alta):

1. Grau de inserção de atributos de sustentabilidade (peso 3)

  • avaliado a partir da inserção de sustentabilidade nos produtos/serviços e práticas empresariais integrando as dimensões econômica, social e ambiental
  • avaliado a partir da contribuição dos produtos/serviços oferecidos para a sustentabilidade da(s) cadeia(s) produtiva(s) da(s) qual(is) a empresa faz parte


2. Grau de inovação do empreendimento (peso 2)

  • definido a partir da concepção de novos produtos, serviços, processos, funcionalidades ou modelos de negócios e gestão


3. Grau de internacionalização (peso 1)

  • a pontuação irá aumentar de acordo com o maior grau de internacionalização da empresa, como base na tabela acima